Fotos: Arquivo Pessoal/
Comprometido com a família, Euclides Viero, 90 anos, dedicou a vida à educação e à criação dos filhos Odete, 55, Paulo, 54, Margareth, 53, e Bernardete, 49. Eles passaram a infância na Vila Rossato, no Bairro Nossa Senhora das Dores, em Santa Maria, com o pai e com a mãe, Emília Santini, 77 anos, com quem Viero foi casado por 56 anos.
Os dois se conheceram quando ainda eram crianças, porque as famílias de ambos eram amigas. Viero nasceu no distrito de Arroio do Só, em Santa Maria. Aos 11 anos, ingressou no Seminário Palotino de Vale Vêneto, em São João do Polêsine, como aluno interno. Depois de alguns anos, tornou-se Irmão Palotino e professor de Ensino Médio.
Ainda no Seminário, o idoso assumiu o cargo de motorista de caminhão e deu início ao ofício que se tornaria a grande paixão de sua vida. O caminhoneiro continuou na comunidade religiosa e ajudou a construir o Colégio Máximo Palotino, em Santa Maria. Um ano antes de se casar, em 1960, Vieira começou a trabalhar na empresa Trevisan, como motorista, e se dedicou ao cargo por 40 anos, até a aposentadoria.
- Ele fazia a linha de Porto Alegre a Santa Maria e trazia produtos para a cidade pela rede de supermercados Trevisan, que não existe mais. Ele adorava muito estar na estrada - conta a mulher.
Também no Bairro Nossa Senhora das Dores, ele ajudou a criar os netos Natália e Tomás, 24 anos, Júlia, 23, Mateus, 20, Giovanna, 19, Leonardo, 18, Bernardo, 17, e Tobias, 13. O idoso era um avô presente, bem humorado e carinhoso.
- Ele nos deixou vários ensinamentos bons, mas os mais marcantes foram a honestidade, a solidariedade ao próximo e a união da família - diz a neta Natália.
Viero foi um membro atuante da comunidade Santo Anjo da Guarda, no bairro onde morava com a esposa. O grande sonho do idoso era conhecer a Itália e ele conseguiu realizá-lo na Páscoa de 2002.
O idoso morreu em 21 de dezembro, em decorrência de uma pneumonia. Ele foi sepultado no dia seguinte, no Cemitério Santa Rita, em Santa Maria.
Morreu o aposentado Oscar Prieb
OUTROS FALECIMENTOS EM SANTA MARIA
Funerária Cauzzo
09/12
Bellortiz Almeida Gonçalves, aos 85 anos, foi sepultada no Cemitério Ecumênico Municipal, em Santa Maria
18/12
Oldemira Mozzaquatro Longhi, aos 87 anos, foi sepultada no Cemitério Ecumênico Municipal, em Santa Maria
Elida Royes Nunes, aos 90 anos, foi sepultada no Cemitério Ecumênico Municpal, em Santa Maria
19/12
David Lopes da Silva, aos 85 anos, foi sepultado no Cemitério Ecumênico Municipal, em Santa Maria
Amelia Ferrari Flores, aos 89 anos, foi sepultada no Cemitério São Caetano, no distrito de Boca do Monte, em Santa Maria
Nilson Messias Filho, aos 55 anos, foi sepultado no Cemitério Ecumênico Municipal, em Santa Maria
11/12
Idalino Lourenço Pereira, aos 92 anos, foi sepultado no Cemitério Santa Rita, em Santa Maria
12/12
Rosa Guidolin Fração, aos 95 anos, foi sepultada no Cemitério Ecumênico Municipal, em Santa Maria
As informações sobre falecimentos podem ser enviadas para natalia.zuliani@diariosm.com.br ou pelo telefone (55) 3221-1616